Algumas destas receitas foram recolhidas na Internet.

E ainda não foram testadas cá pelo Fidalgo.


Lista de Receitas de Carne


Receitas mais Requintadas

Pato com laranja
1 pato com cerca de 2kg; 3 laranjas; 10 cubos de açúcar; 1 copo de vinagre; 1 copo de Curaçao; sal; pimenta.

Lave e esvazie o pato, ate-o e ponha-o numa caçarola. Asse-o do modo habitual, e quando estiver bem dourado tire-o da caçarola. Misture o sumo de uma laranja com o molho do assado, cozinhe-o e depois passe-o pelo coador. À parte, derreta em lume brando os cubos de açúcar no vinagre, até ficar com uma cor dourada. Junte ao molho, assim como o sumo das outras duas laranjas, e leve a lume brando cerca de meia hora. Tempere com sal e pimenta, e junte raspas de casca de laranja escaldadas. Junte o Curaçao. Disponha o pato numa travessa, decore com gomos e raspa de laranja e cubra com o molho.

Escalopes Cordon Bleu
4 escalopes de peru de 150g cada; 4 fatias de presunto; 200g de queijo Raclette; 2 ovos; 100g de manteiga; farinha; pão ralado; sal; pimenta.

Bata os escalopes até ficarem com uma espessura de 3mm e corte-os em dois no sentido da largura. Corte o presunto e o queijo em fatias do mesmo tamanho dos escalopes. Ponha, por cima dos escalopes, uma fatia de presunto e uma fatia do queijo, e finalmente o outro escalope, e depois feche-os com palitos. Passe-os por farinha, por ovo batido com sal e pimenta e finalmente pelo pão ralado. Derreta a manteiga em lume brando e aloure nela os escalopes durante cerca de 5 minutos para cada lado.

Costeletas de carneiro
8 costeletas de carneiro; 225g de manteiga; 1 colher de sopa de óleo; 5 colheres de sopa de vinho branco; 5 colheres de sopa de vinagre; 1 cebola; estragão; louro; tomilho; 3 gemas; sumo de limão; sal; pimenta em grão.

Tempere as costeletas com sal e pimenta e frite-as com 3 colheres de sopa de manteiga e o óleo até dourarem uniformemente. Ferva à parte o vinho branco, o vinagre, a cebola picada, o estragão, a pimenta, o louro, o tomilho e o sal. Deixe ferver até reduzir para cerca de 2 colheres de sopa. Coe e junte-lhe as gemas desfeitas em uma colher de sopa de água. Cozinhe em banho-maria, sem parar de mexer, até começar a engrossar. Acrescente aos poucos a restante manteiga, sempre a bater, e aromatize com estragão, pimenta e sumo de limão. Junte o molho às costeletas, ainda na frigideira de fritar as costeletas.

Rolos de Vitela com Azeitonas
1kg de escalopes de vitela; 200g de azeitonas pretas sem caroço; 200g de presunto; 2 dentes de alho; 2 colheres de sopa de salsa picada; 4 pitadas de noz-moscada; 2 colheres de sopa de azeite; 25g de manteiga; 2 decilitros de vinho branco seco; sal; pimenta.

Bata os escalopes para eles ficarem finos e tempere-os com sal e pimenta. Mergulhe as azeitonas em água a ferver durante 2 minutos, pique metade delas e as outras corte-as ao meio. Numa tigela misture o presunto picado, as azeitonas picadas, o alho picado, a salsa, a pimenta e a noz-moscada. Cubra com esta mistura cada escalope, e depois enrole-o a partir da extremidade mais fina, e ate-o com fio de cozinha. Derreta a manteiga com o azeite num tacho, aloure aí os escalopes, e regue-os com o vinho branco, deixando ferver durante 1 minuto. Tape-os depois e deixe cozer em lume brando durante meia hora, mexendo de vez em quando. Depois junte as metades das azeitonas e deixe cozer durante 2 minutos. Sirva com arroz branco, e não se esqueça de retirar os fios.

Frango com mel
1 frango; 1 ramo de orégãos; 6 dentes de alho; 1 colher de chá de colorau; 2 colheres de sopa de margarina; sal; pimenta; 1 colher de sopa de mel; um pouco de vinho branco.

Prepare o frango e recheie-o com o orégão. Faça uma pasta com o alho o colorau, a margarina, o sal e a pimenta. Ponha o frango num tabuleiro, barre-o com a pasta e pincele-o com o mel. Leve ao forno a assar durante 40 minutos, e vire-o várias vezes. Junte depois um pouco de vinho ao molho onde o frango assa. Acompanhe com puré de batata.

Carne de porco à Alentejana
800g de carne de porco; 4 colheres de sopa de massa de pimentão; 6 dentes de alho; louro; sal; pimenta; vinho branco; margarina e banha em partes iguais; 500g de amêijoas; 6 batatas médias; coentros.

De véspera tempere a carne de porco, aos cubos, com a massa de pimentão, o alho picado, o louro, o sal, a pimenta e uns borrifos de vinho branco. No dia seguinte, aloure a carne numa mistura em partes iguais de banha e margarina, e quando a carne estiver tenra junte as amêijoas. Deixe tapado até as amêijoas abrirem. À parte frite as batatas também cortadas em cubos. Junte à carne, e sirva polvilhado com coentros.

Perna de borrego
1 perna de borrego; 100g de margarina; 4 dentes de alho; sal; pimenta; azeite; vinho branco; colorau; batatinhas.
Tempere a perna de borrego com uma pasta de margarina, alho picado, sal e pimenta. Coloque-a depois num tabuleiro de ir ao forno e regue com azeite e vinho branco. À volta ponha as batatas descascadas e temperadas com sal, e polvilhe tudo com colorau. Leve a assar em forno quente durante cerca de 1 hora, virando a perna de vez em quando e regando com o molho.

Arroz à Valenciana
300g de carne de porco; sal; 1 cabeça de alho; pimentão; ½ frango; gengibre em pó; azeite; 1 cebola; ½ copo de vinho branco; 400g de camarões; piripiri; sal; 400g de ervilhas; 400g de lulas; 400g de amêijoas; 1 colher de chá de açafrão em pó; 2 chávenas bem cheias de arroz; salsichas; manteiga.

Tempere a carne de porco com sal, alho e pimentão e o frango aos pedaços com gengibre em pó. Num tacho largo com azeite refogue a cebola picada, junte depois o frango, a carne e o vinho branco. Coza os camarões em água com sal e piripiri e descasque-os (deixando alguns inteiros para enfeitar a travessa). Coe a água da cozedura e deite 5 chávenas ao preparado. Junte também as ervilhas, as lulas, as amêijoas e o açafrão. Quando levantar fervura adicione o arroz e deixe cozer durante 10 minutos. Junte agora os camarões descascados e as salsichas ás rodelas previamente fritas em manteiga. Ao servir enfeite com os camarões inteiros.

Feijoada à Sousa Franco
2 colheres de sopa de manteiga; um fio de azeite; 2 cebolas; 6 dentes de alho; 700g de entremeada; 600g de pá de porco; 1 chouriço de carne; 2 cenouras; 1 ramo de salsa; 1 folha de louro; sal; piripiri; cravinho; 3 latas de feijão manteiga; 1 farinheira; 1 chouriço de sangue.

Aloure as cebolas e o alho picado com a manteiga e o azeite, junte a entremeada cortada aos bocados e sem a pele grossa, a pá de porco aos bocados e deixe alourar. Junte o chouriço, as cenouras às rodelas, a salsa atada à folha de louro, regue com um copo de água e tempere com o sal, o piripiri e uma pitada de cravinho. Deixe cozer com uma tampa, e quando a carne estiver tenra misture o feijão e deixe apurar. Coza a farinheira e o chouriço de sangue à parte, corte-os em rodelas e junte-os à feijoada.
Sirva com arroz branco.

Codornizes com presunto
4 codornizes; sal; pimenta; 4 tiras de toucinho; 1 colher de sopa de manteiga; 2 cenouras; 250g de cebolinhas; 80g de presunto; 1 decilitro de vinho branco; 1 ramo de cheiros (salsa, louro e alho).

Prepare as codornizes, tempere-as com sal e pimenta e envolva-as nas tiras de toucinho. Aloure as codornizes na manteiga bem quente e junte-lhe as cenouras às rodelas, as cebolinhas, o presunto aos quadradinhos, o vinho branco, e o ramo de cheiros. Rectifique o tempero e tape o tacho, cozendo em lume brando.
Sirva com ervilhas estufadas.

Coelho à Caçadora
1 coelho; vinho tinto; 2 cebolas; 1 alho; sal; pimenta; cravinho; 1 folha de louro; farinha; 2 colheres de sopa de margarina; 4 colheres de sopa de azeite; 2 tomates.

Ponha o coelho (cortado em bocados) a marinar no vinho tinto com as cebolas e o alho cortados às rodelas, sal, pimenta, cravinho e o louro. Tire os pedaços de coelho da marinada (e separe o liquido, sem desperdiçar nada), passe-os por farinha e aloure-os na margarina e azeite. Junte ao coelho as cebolas, os alhos, o louro, .... (ou seja, a parte "sólida" da marinada) e os tomates pelados e cortados aos bocados. Deixe ferver um pouco, junte o liquido da marinada e rectifique os temperos. Tape e deixe cozer suavemente até o coelho estar macio.

Ponta de Alcatra no forno
1 ponta de alcatra; tiras de toucinho; 1 folha de louro, 1 copo de vinho branco; sal; pimenta; 1 cebola.

Faça incisões na carne e introduza tiras de toucinho fininhas. Depois ponha a carne numa travessa de ir ao forno, juntamente com a folha de louro, o vinho branco, o sal, a pimenta, a cebola inteira e bocadinhos de toucinho e leve ao forno a estufar durante 2 horas. Está pronta quando, ao espetar um garfo, a carne não deitar sangue e está macia. Sirva com batatas salteadas cobertas com o molho da carne.

Frango na cerveja preta com champignons
1 frango sem pele cortado em pedaços; 600ml de cerveja preta; 4 dentes de alho amassados; 1 colher de sopa de estragão; 1 pacote de creme de cebola; 1 vidro pequeno de champignons; 1 cebola pequena picada; 3 colheres de sopa de azeite; 1 laranja ácida; sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Tempere o frango com o alho, o estragão, o caldo da laranja, sal e pimenta-do-reino. Deixe marinar por no mínimo meia hora, para tomar gosto. Refogue a cebola no azeite, e doure os pedaços do frango (reserve o molho do tempero). Depois de dourado o frango, acrescente a cerveja preta e o creme de cebola diluído em uma xícara de chá de água. Mexa delicadamente. Quando levantar fervura, misture ao frango os champignons cortados ao meio e o molho do tempero. Cozinhe em fogo médio por 25 minutos, mexendo com delicadeza uma vez ou outra. Enquanto isso, se quiser, pode preparar um esparguete ou talharim ao alho e óleo/ou arroz branco para acompanhar. Se optar pela massa, coloque numa travessa o macarrão e parte do frango com seu molho por cima. Sirva bem quente, acompanhado de um bom vinho e bom apetite.

Peru Assado e Recheado
1 peru pequeno ou 1 perua; 2 limões; 250g de carne de porco picada; 250g de fígado de vitela picado; 50g de toucinho picado; 1 cebola pequena; 3 colheres de sopa de manteiga; 50g de pinhões; 50g de azeitonas; 100g de miolo de pão; leite; 1 colher de sopa de salsa picada; 2 ovos; 1/2 decilitros de aguardente velha; sal; pimenta; noz-moscada; vinho branco.

Prepare o peru e ponha-o de molho, em água fria com os limões em rodelas, de um dia para o outro. No dia seguinte enxugue o peru e recheie-lhe o papo com a seguinte mistura: pique a cebola, aloure-a com uma colher de sopa de manteiga e junte as carnes, os pinhões, as azeitonas sem caroço, o miolo de pão amolecido com um pouco de leite e a colher de sopa de salsa picada. Ligue com os ovos batidos e a aguardente e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Feche a abertura com agulha e linha e deixe ficar algumas horas.
Coloque o peru num tabuleiro, regue-o com a restante manteiga derretida e leve a assar em forno médio (180ºC). A meio da assadura refresque o peru com um pouco de vinho branco. Depois de assado, retire-lhes as linhas com que foi cosido e sirva-o acompanhado com ervilhas salteadas, cenouras estufadas e agriões frescos.
Nota: Um peru de 5kg recheado leva cerca de 4horas a assar. Se começar a alourar muito cedo, envolva-o em folha de alumínio.

Cabrito assado no forno
1 cabrito médio; 125g de margarina; 100g de toucinho; 4 cebolas; 4 dentes de alho; 2 folhas de louro; 1 ramo de salsa; 2,5 decilitros de vinho branco; 1 colher de chá de colorau; 500g de batatas; sal; pimenta.

Arranje o cabrito e barre-o com a seguinte mistura: pique 2 cebolas, os alhos e o toucinho, e junte-lhes 50g de margarina, o colorau, 1 decilitro de vinho branco e tempere com sal grosso e pimenta. Forre uma assadeira com as restantes cebolas cortadas em rodelas, e sobre ela coloque o cabrito, assim como um ramo da salsa e o louro, e deixe ficar assim durante 24h em local fresco.
No dia seguinte regue o cabrito com o restante vinho, disponha à volta as batatas cortadas em quartos e tempere com sal e pimenta. Espalhe o resto da margarina cortada aos bocados sobre o cabrito e as batatas e leve a assar ao forno, regando de vez em quando com o molho que se vai formando.

Bola de Trás-os-Montes (ou Folar)
1kg de farinha; 12 ovos; 250g de manteiga ou margarina; 50g de azeite; 30g de fermento de padeiro; salpicão; linguiça; presunto; frango assado; leite; sal.

Ponha a farinha em monte num alguidar e deite no meio o fermento de padeiro desfeito num pouco de água tépida. Mergulhe os ovos rapidamente em água morna e abra-os sobre a farinha, mexendo, para misturar, em círculo. Depois regue a massa com a manteiga derretida e o azeite, e amasse bem, juntando se necessário um pouco de leite morno temperado com sal. Bata a massa até esta desprender do alguidar, e depois de polvilhar com um pouco de farinha tape com um pano e deixe levedar em local aquecido. Unte com margarina um tabuleiro de 7 ou 8 cm de altura e revista-o de uma camada de massa (1/3 da massa total), pondo por cima metade da porção das carnes frias, cortadas em rodelas, e alguns bocados de frango desossado. Cubra as carnes com uma segunda camada de massa e espalhe sobre ela as restantes carnes. Cubra totalmente com a restante massa e deixe levedar até dobrar o volume. Pincele a superfície com gema de ovo e leve a cozer em forno bem quente durante 45 minutos.

Salsichas com Couve Lombarda
8 salsichas frescas; 1 couve lombarda (ou repolho); 1 cenoura; 1 nabo; 4 fatias de toucinho (ou bacon); 50g margarina; 1 dente de alho; 1 cebola pequena; 1 tomate maduro grande (ou 4 colheres de polpa); 1 decilitro de vinho branco; 1,5 decilitros de caldo ou água; sal; pimenta; noz-moscada.

Escalde as folhas de couve em água com sal durante 5 a 10 minutos. Depois de arrefecer, tire as 4 folhas maiores inteiras, espalme-as com a mão e estenda-as sobre a mesa. Sobre cada uma delas coloque 1 ou 2 das folhas mais pequenas, e sobre cada conjunto de folhas, coloque 2 salsichas. Dobre as folhas de couve para dentro, enrole de modo a que as salsichas fiquem bem embrulhadas, e segure os rolos com 1 ou mais palitos. Num tabuleiro de bordo alto ou num tacho largo, deite o dente de alho esmagado, a cebola e o tomate às rodelas, e coloque por cima os rolos. Regue com vinho branco, espalhe a margarina em pedacinhos e, sobre cada rolo, coloque 1 fatia de toucinho. Se em vez de tomate fresco utilizar polpa de tomate, dissolva-a com vinho branco e regue as couves com esta mistura. Neste momento deve também adicionar 1,5 decilitros de caldo ou água e temperar com um pouco de noz-moscada, sal e pimenta. Se utilizar um tabuleiro, leve a cozer em forno moderado cerca de 60 minutos, regando uma vez por outra com o próprio líquido, se for num tacho, tape e leve a estufar em lume moderado, durante o mesmo tempo. Verifique se a couve está cozida pois há couves mais rijas que outras. Enquanto a couve coze, descasque a cenoura e o nabo, risque-os com o canelador e coza-os e água temperada com sal. Prepare também o arroz de manteiga ou as batatas cozidas. Depois da couve cozida (verifique espetando um garfo) tire os conjuntos para um prato ou travessa, com cuidado para não se desmancharem. Passe o molho pelo passador e regue-os. O molho pode não ser passado, mas fica com menos apresentação.

Coelho frito
1 coelho; alho; 1 copo de vinho branco; 2 colheres de sopa de vinagre; cominhos; sal; pimenta; banha.

Corte o coelho em pedaços e junte todos os temperos, deixando para o dia seguinte. Ferva a banha e frite bem os pedaços de coelho. Sirva com batata doce.

Carne assada no tacho com coração
1 bom pedaço de carne (pode ser porco, vitela ou frango); 1 copo de vinho do Porto; alhos com casca; louro; salsa; tiras de bacon; rodelas de chouriço de carne; 1 couve.

Num tacho com azeite ponha a carne, os alhos com a casca, o louro a salsa, as tiras de bacon, o chouriço às tirinhas e o vinho do Porto, e leve tudo ao lume tapado. Quando ferver, tire a tampa e baixe o lume. Deixe assar muito lentamente, virando a carne de vez em quando, e pondo vinho ou água se necessário. Quando estiver assada, retire a carne e junte uma couve cortada em três (coração), e deixe estufar nesse molho. Uma delícia, sirva com arroz de alho ou outro.

Cabrito Estonado da Beira
1 cabrito pequeno; 15 dentes de alho; 1 colher de sopa de pimenta; 1 colher de sopa de colorau; 5 colheres de sopa de banha; 3 decilitros de vinho branco; sal.

Limpe bem o cabrito. Faça uma pasta de tempero com a banha, o colorau, os dentes de alho picados, a pimenta e o sal. Barre o cabrito por dentro e por fora com a pasta de tempero. Leve ao forno em assadeira de barro, se possível coloque a carne sobre uma grade feita com paus de loureiro (usados nas espetadas). Enquanto assar vá regando com o vinho. Sirva acompanhado de batatas assadas e esparregado.

Galinha à Maitre d'Hotel
1kg de peitos de galinha com pele; 350g de linguiça; 4 colheres de sopa de manteiga derretida; 250g de cogumelos cortados às fatias; 3 colheres de sopa de farinha; 1 cubo de caldo de galinha; 1/2 chávena de vinho branco; 1/4 colher de chá de colorau; 1/4 colher de chá sal; 1/4 colher de chá de pimenta branca; 1/4 colher de chá de manjericão.

Pré aqueça o forno a 180ºC. Passe delicadamente a faca debaixo da pele da galinha para soltá-la. Recheie a galinha entre a pele e a carne com as linguiças e pincele os peitos da galinha com manteiga. Coloque num pirex e asse durante 15 minutos. Num tacho coloque a restante manteiga e salteie os cogumelos. Coloque os cogumelos sobre a galinha e continue a assar durante 15 minutos. Polvilhe uma panela com farinha junte o caldo, o vinho e os temperos. Coza durante cinco minutos. Deite sobre a galinha e continue a assar por mais dez minutos. Coloque a galinha numa travessa e deite o molho de cogumelos por cima. Acompanhe com legumes cozidos.

Coelho de Fricassé
1 coelho cortado em pedaços (1,5 kg); 1/3 de chávena de farinha de trigo; 1/4 de chávena de azeite; 2 colheres de sopa de manteiga; 1 chávena de caldo de galinha. Molho: 2 gemas; sumo de 1 limão; 1/2 chávena de natas; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Passe os pedaços de coelho, temperados com sal e pimenta na farinha de trigo. Numa panela, aqueça o azeite e a manteiga e ponha os pedaços de coelho a dourar, em lume baixo. Regue o coelho com o caldo de galinha e quando ferver, baixe o lume e cozinhe durante 40 minutos. Entretanto dilua as gemas com o sumo de limão e com as natas e regue o coelho.

Cordeiro com abacate
2 chávenas de carne de cordeiro cozida e picada; 1 tomate picado; 1/3 de chávena de aipo picado; 2/3 de pepino descascado e picado; 1/4 de chávena de azeitonas picadas; 1/3 de chávena de maionese; sal e pimenta a gosto; 4 abacates descascados e partidos em quatro; 16 tomates; alface.

Misture bem todos os ingredientes, excepto o abacate, os tomates inteiros e a alface. Ponha o abacate sobre uma camada de alface cortada em tiras, juntando no centro as pontas do cabo. Coloque no meio de cada pedaço uma colherada da mistura feita anteriormente. Enfeite com um tomate sobre a mistura ou entre um abacate e outro.
Nota: O abacate não ficará preto se for pincelado com sumo de limão.

Paelha
250g de mexilhão; 500g de pernas de sapateira; 500g de camarão; 250g de fiambre picado; 1 kg de frango cortado aos bocados; 1 chávena de chá de farinha; 1/2 chávena de chá de óleo; 2 chávenas de chá de vinho branco; 2 chávenas de chá de tomates amassados; 3 chávenas de chá de arroz; 2 chávenas de chá de ervilhas; 1/2 colher de chá de açafrão; 1 colher de chá de orégão; 1 colher de chá de tomilho; 1 colher de chá de manjericão; 1 colher de chá de pimenta preta; 1 cebola picada; 1 pimento verde cortado; 3 talos de aipos cortados; 2 dentes de alho picados; 1 cubo de caldo de galinha.

Aqueça o forno a 150ºC. Limpe os mariscos e os mexilhões. Salpique o frango com farinha. Aqueça o óleo numa frigideira grande e frite o frango. Acrescente a cebola, o pimento verde, o aipo e o alho, até que fiquem bem tenros. Retire o frango e escorra o excesso de óleo. Acrescente os temperos e coza durante um minuto. Junte o caldo de galinha, o vinho e os tomates e ferva. Coloque o arroz numa caçarola grande e por cima o frango, os mexilhões, o fiambre e as ervilhas. Deite o caldo por cima. Coza durante trinta minutos ou até que o arroz esteja macio.

Fricassé de coelho
1 coelho cortado aos bocados (1,5 kg); 1/3 de chávena de farinha de trigo; 1/4 de chávena de azeite; 2 colheres de sopa de manteiga; 1 chávena de caldo de galinha. Para o molho: 2 gemas; sumo de 1 limão; 1/2 chávena de natas; sal; pimenta-do-reino a gosto.

Passe os pedaços de coelho, temperados com sal e pimenta em farinha. Numa panela, aqueça o azeite e a manteiga e coloque o coelho para dourar, em lume brando. Junte o caldo de galinha. Deixe ferver, abaixe o lume e cozinhe durante 40 minutos. Prepare o molho: dilua as gemas com o sumo de limão e com as natas e deite sobre o coelho. Deixe aquecer bem e sirva.

Perdiz à Antiga
2 perdizes; sal; pimenta; 1 pãozinho; 4 colheres de sopa de manteiga; 60g de pasta de fígado; 200g de cogumelos; 2 colheres de sopa de vinho da Madeira; 1 colher de sopa de aguardente; salsa; 6 dentes de alho.

Esfarele o miolo do pão e frite-o numa colher de sopa de manteiga. Já fora do lume junte-lhe os fígados das perdizes picados, a pasta de fígado, metade dos cogumelos picados, 1 colher de sopa de vinho da Madeira, a aguardente, a salsa picada, sal e pimenta. Recheie as perdizes, previamente temperadas, com o preparado, coza-as e ate-as. Escalde os alhos descascados em água a ferver, temperada com sal, passe por água fria e pise-os com a restante manteiga. Barre as perdizes com esta pasta e leve-as ao forno a assar. Quando as perdizes estiverem macias, regue-as com uma mistura dos cogumelos com o resto do vinho da Madeira e deixe-as acabar de assar sem secar. Sirva as perdizes cortadas ao meio sobre uma cama de couves estufadas, e enfeite o prato com agriões e rabanetes.


Receitas Rápidas


Estejam à vontade para colaborar com esta secção ainda em fase experimental podem enviar receitas e criticas para o nosso Email. receitas@restaurantefidalgo.com Obrigado.