Correio da Manhã


D E S P O R T O

André Pereira vence Europeu de Pentatlo Moderno

Vivas para o campeão!

PENTATLO O pentatlo moderno português conquistou este fim-de-semana o seu primeiro grande triunfo a nível internacional. O autor da proeza foi André Pereira, um jovem de 16 anos que se sagrou Campeão da Europa, na categoria júnior B, no Europeu disputado em Barcelona.
"Tinha o objectivo de chegar ao pódio mas conseguir o primeiro lugar era um sonho. Foi maravilhoso", disse ao Correio da Manhã o pentatleta.
André Pereira começou o Europeu da melhor forma ao totalizar 1072 pontos na prova de Tiro, colocando-se logo no 2º lugar da classificação geral. Seguiu-se a natação, disciplina em que se sente mais à vontade, não fosse ele nadador do Benfica. O jovem português realizou a excelente marca de 2m03s, nos 200 metros livres, somando mais 1267 pontos, que lhe permitiram subir ao primeiro posto da geral.
"Depois na última disciplina, o atletismo (2000 metros, corta-mato), só precisei de controlar, pois levava mais de cem pontos de avanço", conta o atleta.
Pereira acabou por realizar uma boa prova de atletismo - "só tinha treinado corrida durante duas semanas", disse -, com um tempo de 6m27s, contra 6m12s do vencedor. Nesta categoria - júnior B - a esgrima e o hipismo ainda não integram a competição como acontece no escalão sénior.
André Pereira arrecadou a medalha de ouro, totalizando 3385 pontos, deixando os restantes lugares do pódio para os russos Dimitri Telegin (3278) e Alexei Velikodivy (3255). Por equipas, Portugal terminou no 10º lugar, através das classificações de Ricardo Nascimento (24º) e Miguel Sobreira (39º).
O novo campeão da Europa é um dos 420 pentatletas portugueses federados. A sua vida divide-se entre o desporto e os estudos sobrando tempo para pouco mais. Começou por praticar natação no Benfica - onde ainda se mantém - mas há cerca de dois anos que se dedica ao pentatlo moderno, sendo atleta do Flecha Dourada, clube de Santarém. Nos estudos, nunca chumbou e passou agora para o 11º ano, área de economia.
Entretanto, realizaram-se também este fim-de-semana, no Parque Desportivo Municipal de Mafra, os campeonatos nacionais, que consagraram António Abreu (5055 pontos) e Teresa Albuquerque (4835), em absolutos, e Nuno Lopes (3743) e Carla Jaime (3432), em Juniores A.

Bernardo Esteves

© 1998 Correio da Manhã. Todos os direitos reservados.


Diário de Noticias

  André Pereira é campeão europeu de pentatlo
O português André Pereira sagrou-se campeão europeu de Y/B (15/16 anos) de pentatlo moderno, prova que decorreu em Barcelona (Espanha), ao concluir a competição com 3335 pontos. Na base da performance de Pereira estão os 1072 pontos obtidos na disciplina de tiro e os 1220 pontos na natação e os 1043 da prova de corrida. Na segunda posição ficou o russo Telegin Dmitri, com 3278 pontos, enquanto o terceiro foi outro russo, Likodivy Alexei, com 3255. Na classificação por equipas, Portugal foi 10.º, sendo a Rússia campeã europeia.